sábado, 16 de novembro de 2013

Nos 45 minutos...

Pois é, quase no final do jogo, eu venho fazer meu  post e dizer que estou aqui e libertei dois livros, como participação no 7.º BookCrossing Blogueiro, movimento de libertação de livros organizado pela querida Luma do Luz de Luma
Outro dia li uma frase no Facebook que gostei muito: " Livro, meu meio de transporte preferido", notei que traduz perfeitamente parte do que sinto em relação aos livros.  Passei um bom tempo alheia a eles, mas voltei com a carga toda. Quase igual a quando eu era mais jovem  e lia 03 livros ao mesmo tempo, doidice! Estou lendo dois ao mesmo tempo, ou seja, continuo meio maluca. Sou maluca por leitura desde muito jovem. Na verdade desde criança. 
Lembro como se fosse hoje, eu lendo as  coleções inteiras das obras de Graciliano Ramos, Machado de Assis, José de Alencar, a Série Vagalume e tantos outros. Quando adolescente lia aqueles livretos de faroeste o tempo todo, Sem falar nas revistinhas em quadrinhos de Tex a Chico Bento. Lia Fantasma, Cheyenne, e tinham uns que eram do 007, que me fascinavam. Depois li os clássicos: Romeu e Julieta, Hamlet, Édipo, O Velho e o Mar, Os Miseráveis, O Príncipe ( imagina, não entendi quase nada. Minha cabeça quase dá um nó), Sherlock Holmes e muitos da Agatha Christie. Fui crescendo romântica, boba e cheia de imaginação. Conheci lugares que nunca fui. Li Sabrinas, Biancas e Júlias. Ah, eu  tinha coleção dessas revistinhas meio eróticas. Parecidas demais com os famosos 50 tons. Só que muita gente que leu, hoje tem vergonha de dizer que leu. Mas, os galãs dessas revistinhas são iguaizinhos ao Christian GreyCheias de cenas picantes e mocinhos inatingíveis. Era viciadinhaaaaaaa!
Pois bem, um dos livros que estou libertando é o de uma escritora americana chamada Janet Dailey. Segundo a Wikipédia " Seus romances foram traduzidos para dezenove idiomas e já venderam mais de 300 milhões de cópias em todo o mundo." Tenho esse exemplar desde 1993. Uma época em que eu lia muitos romances. Ah, e quer saber eu gostava muito. Todos “água com açúcar”, picantes, eróticos. Bons de viajar! Esse que deixo hoje a quem quiser ler, é A Carícia do Vento. Um livro cheio de detalhes de paisagens americanas do estado do Texas. Foi um dos mais vendidos do New York Times, quando do seu lançamento em 1979.

O outro livro, tenho desde 2006,  Jesus o maior líder que já existiu. É um livro que fala de liderança baseada em pessoas, nos valores humanos. Baseia-se nos ensinamentos de Jesus Cristo , para ensinar educação, construção de idéias e  apoio às relações interpessoais. Conduz a dinâmica em três  forças : autodomínio, ação e relações. A autora Laurie Beth Jones, considera Jesus Cristo um exemplo de liderança a ser seguido: todos nós podemos mudar o mundo. Podemos mesmo! Mesmo que seja só uma pequena parte dele.
Meus pais sempre incentivaram a leitura e eu não me fiz de rogada. Leio desde que aprendi. Em várias fotos minhas quando criança, estou com um livro nas mãos.  Os livros são meus companheiros inseparáveis. Já amei e odiei muitos. Mas tem uns que não esqueço e que me marcaram muito. Sob o Céu de Novgorod , de Règine Deforges, lindo e histórico. Chorei demais quando li. Emprestei e nunca mais vi. Vou comprar outro exemplar. O Perfume de Patrick Suskind- a história de um assassino, instigante e emocionante. A biografia de São Francisco de Assis, uma lição de vida e abdicação. Vou parar por aqui, porque tenho muitos exemplos e o post vai ficar muito grande.
Ia esquecendo, gosto muito de biografias. Estou lendo agora, Vida de Paulo Leminski, que relata de uma forma pitoresca e entrelaçada à sua própria existência, as vidas de Jesus Cristo, Cruz e Sousa, Bashô e Trótski. Estou adorando.
Espero que quem encontre meus queridos livros, os leia e os trate muito bem. E não esqueça de passar em frente.





4 comentários:

  1. E eles serão muito bem tratados, tenho certeza!!

    Ler vários ao mesmo tempo é ainda melhor! Deixa aquela curiosidade, vontade de saber como termina e ao mesmo tempo não querer terminar!!! Por meio de livros, muitas vezes conhecemos lugares que nunca fomos até melhor do que os que vamos sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Eu conheço lugares, comidas e até pessoas que nunca vi. Ler é muito bom, sempre.

      Excluir
  2. Oi, Claudia!!
    Fui procurar por Sob o Céu de Novgorod nas livrarias on-line e é impossível achar! Nos sebos assinei alerta, vamos ver! Li algumas resenhas... foi só para me dar mais vontade de ler!!
    Janet Dailey escreveu inúmeros romances e plagiou algumas obras de Norah Roberts. Foi penalizada com a retirada dos livros de circulação, mas voltou em uma nova editora. Uma leitura "light" não dá prejuízo à ninguém, a não ser que a pessoa só queira ler Sabrinas, Julias e Biancas... mas tudo depende da idade. Na adolescência, as meninas gostam muito de sonhar :D
    Obrigada por participar mais uma vez do BookCrossing Blogueiro!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi Sob o Céu de Novgorod na Saraiva, mas sem disponibilidade para compra. É antigo. Quanto às Júlias, Sabrinas e Biancas, há quase 20 anos não leio nenhuma, mas gostava quando era adolescente. Aliás eu lia de tudo,rs...Janet Dailey há tempos não leio nada e Norah Roberts só filmes na Universal. Sempre passam filmes baseados em seus livros. Tentei ler os 50 tons, não consegui. Estou com dois exemplares emprestados da minha irmã quem sabe um dia eu consiga,rs...Bjooo

      Excluir

Humm...que felicidade, você comentou!