segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Comunicar


"Para a arte de viver, é preciso saber a arte de ouvir, sorrir e ter paciência ...sempre"
(Hermann Hesse)


Comunicar com criatividade é um dom.  Digo isto, porque acredito que para comunicar criativamente precisamos saber ouvir. E saber ouvir, ai,ai... Não é todo mundo que sabe. Eu tenho exercitado essa prática através dos meus relacionamentos, e um em especial me ensina muito, muito mesmo.
Saber ouvir com atenção, interesse e objetividade é uma característica importante de pessoas criativas. Criar é um processo complicado e exige a garimpagem de informações de todas as fontes envolvidas no processo. O preconceito deve ser mantido bem distante nessa hora.
Mesmo que já tenhamos facilidade em ouvir, muitas vezes perdemos a paciência e interrompemos o interlocutor. Por vezes, só aguardamos nossa vez de falar. Ficamos elencando no nosso pensamento contra argumentos  Como vamos rebater aqueles pensamentos? Ouvir é uma habilidade, e uma das mais difíceis da comunicação. Precisamos ser efetivos, prestar atenção na pessoa que fala. Medir os significados contidos no diálogo. Nos dias de hoje, é muito difícil encontrar alguém que queira nos ouvir. Um exemplo simples, é quando vamos a uma loja que o caixa faz aquela pergunta rotineira: débito ou crédito? Por mais que digamos "no débito" ou vice versa, o atendente na maioria das vezes coloca na opção errada. Por que? Simples, ele ou ela não nos escuta, não nos ouve. Não vale aqui o profissional que é pago para escutar, e que por muitas vezes nem assim nos ouve.
Tenho me esmerado por aprender a ouvir. Tenho logrado êxito. Não quero viver em um mundo alternativo de comunidades virtuais, quero ouvir quem eu amo, quem vive ao meu redor.  O que tenho percebido na falta de interesse generalizado em ouvir o outro, é que com a comunicação virtual, criamos templates e não conseguimos mais pensar fora dali. Tornamo-nos operacionais demais.  Virtuais demais. O calor humano fica cada vez mais escasso. Os processos são mais importantes que as pessoas. Há crise de sentido, e o mundo está cada vez mais cheio de mi,mi,mi. Tudo é muito cheio de nove horas como diria minha vozinha  Madalena. Mas, paciência, tenho que viver aqui não é mesmo? Adaptações são feitas, e a resiliência é usada, por que do contrário, você se ferra.
Então, quero mais calor em meus dias, comunicação mais clara e com todo sentido que a vida pode me dar. Sinto muito pela pobreza de espirito de alguns e algumas. Pela pobreza de cultura, pelo falar idiotizado, pelas palavras mal escritas, mal  (ditas) , mal ouvidas. Sinto muito.








Imagem: google.

Um comentário:

Humm...que felicidade, você comentou!