sábado, 19 de janeiro de 2013

E eu chorei...

Têm dias que "ando tão a flor da pele, que qualquer beijo de novela me faz chorar", e sou chorona mesmo. Ando preocupada com pessoas que amo, e choro por qualquer coisa mais forte, ou até mais fraca. Uma boba chorona. Choro por uma cena mais tocante em um filme, por ver um menino sujo na rua, quando leio a Bíblia, quando oro, quando amo, quando ouço música. Não qualquer música. Tem algumas que...
Ultimamente tenho ouvido muito Chico Buarque, e me impressiono cada vez mais com a sensibilidade de suas letras, com a riqueza de suas melodias, com o sarcasmo velado e com a inteligência latente com que escreve. Estava ouvindo " O meu guri"  outro dia, quando dei por mim, meus olhos estavam marejados e comecei a chorar. Música forte cheia de pureza, e da crença de uma mãe que acredita em  um futuro bom para seu rebento. Mãe que em nenhum momento renega o filho e crê que ele realmente é capaz de vencer.  A promessa de "chegar lá", feita ainda criança  não está associada ao crime, não há mácula, somente crença pueril. Retrata fielmente a vida de vários meninos e meninas deste meu Brasil varonil, que não tem oportunidade, que vivem cercados pelo preconceito e entram no mundo do crime de maneira quase natural e por fim tem suas vidas finalizadas cedo demais. É uma música de 1981, mas parece que foi criada hoje, de tão atual. Quase nada mudou. Talvez a inocência das mães, só isso, porque a realidade é assim como retrata Chico.
E por falar nele de novo, estou apaixonada. Sorrio de mim mesma. Ando apaixonada há meses, mas estou falando do Chico agora. Tem cada coisa linda escrita por este homem, que como diz minha filha : "não há como não amar".  Letras fortes, letras suaves. Letras eróticas, políticas, sensuais, amorosas, fraternais, letras que me encantam cada vez mais.  Chico Buarque de Holanda, sou sua fã! Beijo.

Pedacinhos das que mais gosto: ( coisa difícil de escolher)

"Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia.."


"Me debrucei
Sobre teu corpo e duvidei

E me arrastei e te arranhei

E me agarrei nos teus cabelos

No teu peito (Nos teus pelos)..."



"Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você
Além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava um rock, para as matinês
..."




Haja post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Humm...que felicidade, você comentou!