sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Encantando-me...

"Copacabana, princesinha do mar

Pelas manhãs tu és a vida a cantar

E a tardinha o sol poente

Deixa sempre uma saudade na gente"

Cinco dias no Rio de Janeiro, e a cidade continua maravilhosa mesmo. Que linda! E a efervescência cultural que invade todos os cantos? Me envolve toda. Vim a trabalho, mas consegui ir a três livrarias e me perder em meio a um monte de títulos. Fiquei em Copacabana, vi o azul do mar, perfeito. E as ruas com suas banquinhas de flores, um jeito tão cheio de romantismo.Me apaixonei. Se morasse aqui, ia gastar muita grana com flores, com livros, com teatro. Amo as ruas de copa com verdura e legumes vendidos nas calçadas. Um charme. Parece que é feriado todo dia. Porque tem um clima cheio da mais pura energia boa.
Fui ao Centro Cultural Banco do Brasil, queria ficar lá o tempo todo. Pena que foi só agora no fim de tarde.
Vi a exposição , Impressionismo: Paris e a Modernidade. Exposição que traz pela primeira vez ao país uma seleção de 85 obras-primas do acervo do Museu d’Orsay de Paris, um dos mais visitados museus do mundo. Gente, pasmei. As telas são lindas. Queria passar o dedo para ver se eram de verdade. Uma boba maravilhada.
Fui a outra exposição, uma de valores, cheia de moedas, de cédulas e jóias. Jóias belíssimas de Clementina Duarte. Uma das mais importantes representantes da joalheria artística no Brasil, suas joias exuberantes têm inspiração na arquitetura barroca, nas curvas de Oscar Niemeyer e nas belezas naturais do Brasil. Ah, e tem uma ala que conta a história do Banco do Brasil. Fiquei encantada com os móveis antigos, as máquinas de calcular, meu Deus como tudo mudou. E os cofres? Nem acreditei que eram daquele jeito.
Vi o Pão de Açúcar da janela do centro de convenções em Botafogo. O Cristo redentor lá em cima, pena não ter ido lá pertinho. Vi a Baía de Guanabara cheia de barcos, lanchas, e gaivotas. Subi o morro da Urca, mas estava cheia de dores. Dores no estomago, no coração e minha cabeça latejava, nem aproveitei. Andei de ônibus hoje. Aliás , voei de ônibus. Os motoristas aqui são meio malucos. Queria ter vindo a passeio e estar feliz para poder apreciar melhor as coisas desta linda e maravilhosa cidade. Tomara que eu não demore mais 23 anos para voltar, quem sabe eu volte logo. Eu quero. Ah, ia esquecendo: comprei livros é claro. Mas, falo deles depois.




Imagem: Gabrielle e Jean (Renoir)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Humm...que felicidade, você comentou!