terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ressonâncias na Blogagem Coletiva Amor aos Pedaços


" O amor que move o sol , como as estrelas ". (Dante)


Fiquei pensando o que usar nas minhas Ressonâncias, e lembrei que a Luminha disse não ter vínculos, e que foi difícil escolher. E eu tenho vínculos, acho que tenho sim, e foi complicado decidir também. Fiquei entre filmes, livros, comidas, poesias e música. Quase dei um nó na cabeça, mas resolvi por filmes, e consegui fazer ressoar nas cinco fases. Sempre gostei de filmes e tem uns que simplesmente assisto várias vezes, e deles tiro várias lições a cada vez que assisto. Então elegi o tema "filmes" para me inspirar. E por coincidência todos com a Julia Roberts

 Encantamento


Um lugar chamado Notting Hill, é puro encantamento. Adoro a trilha sonora e as atuações da Julia e do Hugh. Além de contar uma história linda de amor, que é o meu tema preferido aqui e na minha vida,  Notting Hill é cheio de risadas e temas sérios, mas mostrados com leveza. Gosto da carinha do Hugh no papel de livreiro suburbano, com ares de aristocrata. Gosto da Julia meio triste e cheia de alegria quando está perto dele. E para mim a cena mais encantadora é aquela do cinema, que ele está com um óculos de mergulho, tão doce, que eu só podia me encantar mesmo.


Desencanto


Enquanto em "Um lugar..."  há encantamento e doçura, em Dormindo com o Inimigo há desencanto de sobra. Espancamento, torturas diárias e medo de tudo. Julia dando show de interpretação e eu vendo o filme e pensando: quantas Saras( Julia Roberts) existem por aí? Mulheres que apanham dos maridos, que vivem na sombra, temerosas até de sua respiração. Quantas tem a coragem da personagem: fugir e recomeçar uma nova vida. Quantas tem coragem de enfrentar a maldade de homens doentios e covardes  como  Martin  ( Patrick Bergin) ? Poucas, talvez. Porém o desencanto também acontece de outras formas. Qualquer que seja o relacionamento, acaba por passar por momentos de desencantos, de descontentamentos, de tristezas. Ah, lembrei, tem um relacionamento que não tem desencantos: o meu com Jesus Cristo.

Esperança


Erin Brockovich, um filme que fala de esperança o tempo inteiro. Erin uma mulher forte e batalhadora, meio triste no começo por tanta responsabilidade, mas que depois se mostra indestrutível, mesmo tendo tudo e todos contra ela. E o melhor é que o filme conta uma história verídica. Erin desmonstrou coragem e esperança em conseguir provar os casos de envenenamento e foi vencedora. Durante cinco anos, ela visitou diariamente as famílias , acompanhando os casos de envenenamento e reunindo provas para abrir uma ação judicial contra a companhia de eletricidade que cujos dejetos estavam contaminando as águas de uma pequena cidade da Califórnia. Não desanimou até ganhar a causa, no valor de 333 milhões de dólares – dos quais recebeu uma comissão de 2,5 milhões. Nunca perdeu a perseverança e a esperança de vencer.

 Questionamento


Julia é Katharine, uma professora recém formada, que consegue emprego em uma conceituada escola para lecionar História da Arte. Logo de incomoda com o conservadorismo da escola e das imposições feitas  e decide lutar contra as normas e costumes locais.Enfrenta não só a diretoria da escola, como seus professores e suas próprias alunas. As melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães No entanto, a educação liberal de Katharine não só inspira suas alunas, como as leva a questionamentos sobre sua educação e sobre sua própria vida. A história conta  as dificuldades encontradas por todos aqueles que resolvem se opor às regras estabelecidas

Reintegração



Liz ( Julia Roberts), resolve utilizar tempo e espaço para  descobrir a si mesma. Busca autoconhecimento e viaja para a Itália,  para a Índia e para Bali. Também baseado em fatos reais, conta a história de Liz Gilbert e seu  reencontro consigo. É um filme que emociona pelos diálogos, pelas falas irônicas dela com ela mesma, e por mostrar que podemos encontrar Deus em qualquer lugar, ou em qualquer coisa que façamos. Seja meditando na Índia, olhando a paisagem de Bali, ou comendo um pedaço enorme de pizza. Comer, Rezar e Amar é a história da reintegração de uma mulher perdida em mil coisas de um dia a dia sem norte. De uma mulher que ousou sair da mesmice de sua comiseração particular e viver a vida. Vida que nem sempre é cheia de belezas, mas que pode ser extremamente bela e prazerosa. Que às vezes é superficial, mas pode e deve ser espiritual sempre. Vida que é cheia de amor e basta que deixemos a porta aberta para ele entrar.
Pronto. Este é meu post sobre As Ressonâncias na Blogagem Coletiva Amor aos Pedaços! E para terminar,   do querido Drummond:


" Ouso insinuar, sem pretensão a contribuir
Para que se desvende o mistério amoroso:
Amar se aprende amando.
Sem omitir o real cotidiano,
Também matéria de poesia"

h





5 comentários:

  1. Vou confessar que o filme "Comer, rezar e amar" também foi pensado por mim quando estava para participar da fase "Reintegração". Só quem analisou o filme compreende como a Liz passa por todas as fases da BCAP. Cheguei a rever o filme um dia antes da coletiva e por fim, como sempre sou de última hora, resolvi falar do amor maduro - o amor que fica!
    Obrigada por participar, Claudia!! Fiquei super feliz por você vir com a gente :)
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Oi Cláudia!!!!!
    Asiim que a Luma me avisou da sua participação vim correndo, sou viciada em cinema. Fã de Julia Roberts, vi todos esses filmes.
    Que máximo! Você me surpreendeu com o fato de escolher uma única atriz, pois dessa forma é como se estivessemos acompanhando uma mulher através das fases amorosas. Genial, Cláudia.
    Espetacular!! Gostei mesmo!
    Grata por ter postado para as Ressonâncias.
    Para a outra vez, avisa para a gente que postou, caso contrário fica dificil achar.
    Beijinhos de agradecimento pela fabulástica escolha.
    Rute

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Obrigada Rute. Vou avisar sim. Gosto muito da Julia e é como você disse, é como se estivéssemos acompanhando-a através das fases.
      Beijo e me avisa das próximas blogagens.

      Excluir
  3. Olá, querida Cláudia
    Cheguei hoje do Norte do Brasil e da fronteira boliviana...
    Meu coração está num misto de amor com tudo o que lá vivenciei...
    O amor se aprende mesmo, vc disse muito bem!!!

    "Seja na grama molhada pelo orvalho
    O lugar não importa
    Estou a tua espera".
    (Selma)
    Bjs amorosos de paz

    ResponderExcluir

Humm...que felicidade, você comentou!